A promessa já¡ antiga de acessar a internet pelo celular com a mesma velocidade e funcionalidade de um computador parece tornar-se realidade e as companhias de TI e de telecomunicações preparam-se para isto.
Este ano as operadoras de celular GSM no Brasil passam a oferecer velocidades de acesso da tecnologia 3G HSDPA, acompanhando o que a Vivo já¡ faz há¡ algum tempo com a sua tecnologia EVDO. No mundo todo já¡ existem aproximadamente 200 redes 3G, das quais 14 com HSDPA, segundo foi divulgado esta semana em Barcelona no Mobile World Congress. A maioria destas redes opera com velocidades de 2,4 a 3,6 megabits por segundo (Mbps).
Enquanto isto, a Vodafone anunciou expansão da sua rede para 28,8 Mbps e a japonesa NTT DoCoMo encomendou equipamentos Ericsson para expandir a sua rede para 160 Mbps, o que já é considerado 4G.
Estas velocidades impactarão tanto notebooks quanto dispositivos menores, como smartphones e PDAs. Ao mesmo tempo, desenvolvedores de software e provedores de serviços, como Google e Yahoo oferecem sites desenhados para interação pelo celular ou smartphone com funcionalidades equivalentes à dos sites convencionais. É possível instalar na maioria dos celulares o software Yahoo! Go que dá¡ acesso a todas as funcionalidades do site, como agenda, contatos, e-mail, etc. Estas companhias de internet esforçam-se, também, para firmar parcerias com os as operadoras de celular e fabricantes dos aparelhos.
O Google possui um conjunto de aplicações para celular, como o Google Agenda, o Google Notebook, Google Mail (Gmail e Google Apps) e também acesso ao Google Docs. E tudo isto antes do Android, ambiente operacional que já¡ tem adesão de vários fabricantes e promete ser um sistema aberto.
Muitos outros sites e serviços, como Plaxo, Remember the Milk, soonr e a maioria dos blogs e wikis já estão preparados para serem acessados por um celular ou smartphone, permitindo ao trabalhador móvel deixar seu notebook em casa em muitos casos.