
A raça humana vem evoluindo a milhares de anos, assim como os negócios desde o tempo dos mercadores. Da mesma forma, a tecnologia vem evoluindo de rabiscos com pedra para representar e comunicar; do Ábaco para calcular ao lápis, papel e máquina registradora; do primeiro computador para cálculos contábeis até a tecnologia atual; do telefone de Graham Bell até a invenção do primeiro protocolo de controle de transmissão (TCP/IP) de Robert Kahn e Vint Cerf, abrindo as portas para a Internet.
A Tecnologia de Informação (TI) atual vem permitindo uma infinidade de novos formatos de trabalho e de posicionamento dos produtos e serviços no mercado mundial. Mas, como tratar isto? Como uma Inovação ou uma Evolução ou uma Transformação dos negócios?
Vejamos o caso das enciclopédias Barsa, Britânica, Larousse e outras. O produto eram volumes de conteúdo impressos iniciais e todo ano novos volumes eram adicionados. Elas continham mapas, ilustrações e fotos de animais, plantas, pinturas, comidas, etc. Enfim, era um conjunto de informações e fatos verídicos que apareciam ou evoluíam ao longo de um período. As famílias tinham assinatura destas enciclopédias. Porém, elas tiveram um ciclo de vida útil.
No entanto, algumas delas sobreviveram com novas tecnologias. E como podemos chamar esta sobrevivência? Por exemplo, algumas destas companhias transformaram sua base de conhecimento impressa em mídia eletrônica, atualizada constantemente e não mais em um período fixo. E mais, evoluíram criando novos produtos em novas mídias para expor o conhecimento, como vídeos interativos. Outras, adicionaram o conceito de educação à distância em seu portfólio, interagindo online e offline com seus clientes. O que permitiu isto? Novas tecnologias.
O modelo de apresentação do produto mudou de estático e físico para interativo e dinâmico. Mas, o negócio continuou a ser uma venda de informação por assinatura. A Inovação está na tecnologia disponibilizada ou no modelo de negócio ou no produto? Ou a Evolução tecnológica permitiu uma Transformação do modelo de negócio dada uma nova realidade de mercado? Ou este modelo de negócio apenas passou por Evolução do papel impresso para uma mídia eletrônica interativa assim como a tecnologia das calculadoras migrou para computadores de alta velocidade? As visões podem ser as mais variadas, mas devemos cuidar para não distorcer os conceitos.
Esta é uma Inovação de produto, de processo, da organização, de relacionamento com o cliente (Phillips et al, 2020; Wang & Chen, 2020)? Ou é uma Evolução do modelo de negócio da era industrial para a era digital (Cristofaro, 2020; Chowdhry, Verma & Mathur, 2020)? Ou é uma Transformação tecnológica da plataforma de apresentação do produto (Williams et al., 2007; Galizia, ElMaraghy & Bortolini, 2020)? Os conceitos se relacionam, se cruzam ou se complementam? Vale uma olhada mais aprofundada.
Agradecemos exemplificações, contraexemplos e questionamentos que possam gerar boas discussões sobre estes assuntos.